Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

3 principais biomas brasileiros para explorar no Brasil

3 melhores biomas brasileiros para explorar no Brasil - Pantanal
Pantanal

O Brasil abriga a maior biodiversidade do mundo. Dentre os diversos ecossistemas encontrados no país, três biomas brasileiros se destacam. Considerada o pulmão do nosso planeta, só a floresta amazônica cobre quase 60% do território brasileiro, enquanto o Pantanal é uma das maiores áreas úmidas contínuas do mundo. Destinos de ecoturismo por excelência, essas regiões, assim como o Cerrado, abrigam uma enorme variedade de vida selvagem, convidando você a mergulhar em uma natureza quase intocada.

Veja mais: Chapadas do Brasil ainda desconhecidas para explorar
Veja mais: Destinos mais intocados do Brasil para conhecer

Confira abaixo 3 melhores biomas brasileiros para explorar no Brasil:

Amazônia – Biomas brasileiros

Com cerca de 60% de sua área no Brasil, a floresta amazônica impressiona com sua biodiversidade e oferece um amplo leque de experiências. Os outros 40% de sua área total fica nos países vizinhos. Têm rios em sua maioria lamacentos, mas no Brasil os rios são de águas claras ou pretas. Além disso, são livres de mosquitos e ótimos para mergulho em rios e afluentes.

Pantanal

O Pantanal é a maior planície de inundação do mundo. Com 250.000 km², estima-se que o Pantanal abriga mais de 650 espécies de aves como por exemplo, araras, tucanos, jabirus, garças brancas, papagaios e biguás. Além disso, mais de 260 espécies de peixes, 110 répteis e 130 mamíferos. Mas a onça-pintada está no topo do reino animal nas águas do Pantanal.
Por sua característica alternância entre períodos de chuva forte, de outubro a março, e a estação seca de abril a setembro, esta última é a melhor época para fazer um passeio. Mas se o seu objetivo é ver mamíferos em seu habitat, esta temporada se estende até novembro. Uma dica importante é esperar até o final da tarde. Pois a maioria dos animais deixa suas tocas ao entardecer, o que adiciona cores e formas à vegetação. Sempre conduzidos por especialistas familiarizados com a região, os passeios permitem ao visitante observar as peculiaridades e contrastes de diferentes espécies da flora pantaneira, além de uma grande variedade de animais.

Cerrado

Com uma área de pouco mais de 2 milhões de km² ou cerca de 22% do território brasileiro, o Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil e da América do Sul. Este é o ecossistema encontrado no Parque Nacional Grande Sertão Veredas, um novo destino de ecoturismo que surgiu no Brasil. Um destino remoto de incrível beleza localizado na junção dos estados da Bahia, bem como, Goiás e Minas Gerais.
O parque, no entanto, abriga uma vegetação densa composta por arbustos, gramíneas e árvores baixas e retorcidas. Além disso, sua grande diversidade de espécies vegetais traduz-se numa miríade de cores e formas que surpreendem os visitantes a cada passo ou pedalada. Ainda desconhecido para muitos, o Parque Grande Sertão Veredas apresenta aos turistas um Brasil mais profundo e autêntico. Há muitas atividades disponíveis para conhecer as riquezas naturais da região. As atividades incluem caminhadas no parque, safári fotográfico, passeios de caiaque no lago que é a nascente do Rio Formoso e até observação de estrelas.

Veja mais: Chapadas do Brasil ainda desconhecidas para explorar
Veja mais: Destinos mais intocados do Brasil para conhecer

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.