Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

5 quintas vinícolas históricas portuguesas para conhecer

5 quintas vinícolas históricas portuguesas para conhecer - Casa de Mateus – Rosé
Casa de Mateus

Em uma viagem pelo Vale do Douro é possível visitar quintas vinícolas históricas portuguesas. Além disso, também é possível degustar as vinhas à medida que avança em sua viagem pelo Vale do Douro.

Veja mais: 5 principais atividades costeiras de Portugal para explorar
Veja mais: Destinos para visitar os Açores em Portugal

Confira abaixo 5 quintas vinícolas históricas portuguesas para conhecer em Portugal:

Quinta de Aveleda – Vinho Verde – Quintas vinícolas históricas portuguesas

Esta vinha da quinta fundada em 1870, é uma propriedade de cinco gerações, da Família Guedes. Certamente, o maior produtor e exportador de Vinho Verde em Portugal, exportando para mais de 70 países em todo o mundo. Quando se visita a Quinta De Aveleda, os arredores parecem mais com um jardim botânico do que uma quinta. Com um portão de entrada datado de 1748 e a capela da quinta ainda mais antiga. Mas, havia hortênsias, camélias, velhos sobreiros, pavões barulhentos e, claro, vinhas.

Quinta da Avessada – Moscatel

Esta propriedade vinícola fica no Alto Douro na vila vinícola de Favaios. É uma quinta familiar vitivinícola centenária, cuja especialidade é o vinho Moscatel. Contudo, uma casta particularmente aromática, de sabor citrino, floral, com um final de uva verdadeiramente doce.

Sandeman – Porto

Situado no cume de uma das colinas em socalcos, acima do centro histórico do Porto, encontra-se o edifício com vista para o rio Douro. É a Casa de Sandeman. No entanto, conhecida pelos seus vinhos do Porto premiados e xerez, colhidos nas vinhas centenárias da quinta na região vinícola da Quinta do Seixo. Com uma área total de 245 hectares, plantados com castas tradicionais do Douro, a Sandeman produz vinhos do Porto assim como o Douro DOC.

Casa de Mateus – Rosé

Famosamente retratado em garrafas de Mateus Rosé, há um imóvel chamado Casa De Mateus. Contudo, um palácio barroco do século XVIII, construído pelo arquiteto italiano Nicolau Nasoni. O palácio é composto pela casa principal, bem como, a biblioteca, os jardins, uma adega e uma capela. A área de degustação e compra apresenta o Mateus Rosé, um vinho rosa brilhante que ainda tem um sabor doce, assim como em anos anteriores.

Vinhos Cistercienses da região Távora-Varosa

No século XII, os monges cistercienses estavam a expandir o seu alcance religioso para Portugal. Além de construir um grande mosteiro chamado S. João de Tarouca, também plantaram vinhas na base das férteis encostas acima do mosteiro, entre os rios Távora e Varosa. Esta área, ainda denominada Távora-Varosa, faz fronteira com o Douro a norte. As videiras, no entanto, crescem entre 300 e 600 metros acima do nível do mar em solo de granito.

Veja mais: 5 principais atividades costeiras de Portugal para explorar
Veja mais: Destinos para visitar os Açores em Portugal

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.