Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

6 pratos típicos do Nordeste para experimentar em sua viagem

6 pratos típicos do Nordeste que você pode experimentar em sua viagem - Acarajé
Acarajé

Os pratos típicos do Nordeste são, certamente um dos melhores do Brasil. A gastronomia costuma ser memorável por vários motivos, entre os quais os temperos marcantes e a experiência única para quem a prova. Então, pensando nisso, selecionamos uma lista de pratos imperdíveis em sua próxima viagem ao nordeste do Brasil!

Veja mais: 5 praias de João Pessoa para conhecer em suas férias
Veja mais: 3 praias da Bahia para visitar em suas férias

Confira abaixo 6 pratos típicos do Nordeste que você pode experimentar em sua viagem

Tapioca – Pratos típicos do Nordeste

Tapioca é um dos pratos mais famosos do Norte e Nordeste brasileiro. Pode ser consumido com ou sem manteiga, com coco e também com outros recheios como frango, queijo e atum. Além disso, existem algumas opções que são doces e adicionam chocolate ou doce de leite.

Acarajé – Pratos típicos do Nordeste

O Acarajé é de origem africana e é um bolinho de massa frita em azeite de dendê, preparada com feijão preto assim como sal, alho, gengibre, cebola e recheada com camarão. Muito consumido no estado da Bahia! Além disso, quando perguntam se você prefere “quente ou frio”, na verdade se refere ao teor de pimenta. Quanto mais quente, mais apimentado ficará o seu acarajé.

Moqueca

A moqueca é um caldo de peixe encontrado principalmente nos estados da Bahia, Pará, Amazonas e Espírito Santo, com significativas variações regionais.
Em geral, a moqueca é um prato feito em panela de barro e consiste em peixe cozido com frutos do mar como camarão além de temperos. Os temperos incluem leite de coco assim como azeite de dendê.
No entanto, uma boa ideia é combiná-lo com pirão feito com o caldo do cozimento do peixe misturado com farinha de mandioca.

Buchada de Bode

No Nordeste, a buchada é feita com as vísceras do bode, neste caso rim, fígado e vísceras brancas (tripas). Eles são lavados, cozidos, fatiados, temperados e cozidos em saquinhos, geralmente feitos com o próprio estômago do animal. Tem este nome porque dizem que é feito de bodes. Mas apesar disso, é também possível encontrar buchadas preparadas com carneiros ou até mesmo boi.

Baião de Dois

Baião de Dois é um prato feito com arroz, feijão, carne seca e queijo de couve. No entanto, há quem diga que a origem do nome remonta à dança típica nordestina, o baião. Ficou conhecido também com a música “Baião de Dois”, em colaboração com o compositor cearense Humberto Teixeira e o pernambucano Luiz Gonzaga, o rei do Baião!

Cuscuz

O cuscuz é um prato de origem africana muito consumido nas regiões nordeste e norte do país. Pode ser feito de farinha, polvilho, milho, arroz ou mandioca. Contudo, no Nordeste, é comumente consumido nas três principais refeições do dia e pode ser o prato principal tanto do café da manhã quanto da janta. Para o acompanhamento, dê preferência para a manteiga, leite, ovos ou carne seca.

Veja mais: 5 praias de João Pessoa para conhecer em suas férias
Veja mais: 3 praias da Bahia para visitar em suas férias

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.