Com passagens aéreas mais caras, muitas pessoas ajustaram seus planos para poder viajar. Contudo, uma das opções é adiar as viagens internacionais e aproveitar o turismo brasileiro. Mas para tentar aliviar essa saudade de conhecer o mundo, separamos alguns destinos de viagens para o exterior sem sair do Brasil.
A ideia de trazer essas sugestões surgiu após sair uma pesquisa da plataforma de reservas Booking em que 84% dos brasileiros afirmaram ter gostado de viajar pelo Brasil mais do que o esperado.
Veja mais: 5 destinos para comer chocolate pelo mundo
Veja mais: 5 destinos no Brasil recomendados para fazer viagens em família
Confira abaixo destinos para experimentar viagens para o exterior sem sair do Brasil:
Alemanha em Blumenau, SC – Viagens para o exterior sem sair do Brasil
É difícil não notar a influência alemã ao caminhar por Blumenau em Santa Catarina. A cidade é famosa pela maior Oktoberfest fora da Alemanha, que rendeu à cidade o título de capital da cerveja no Brasil.
Além disso, a combinação de arquitetura, gastronomia típica e temperaturas mais amenas faz com que os viajantes se lembrem do país europeu.
Finlândia em Penedo, RJ
A cidade de Penedo, região sul do Rio de Janeiro, entra na lista porque também compartilha características de seus imigrantes. Povoado por finlandeses, oferece um visual diferente e lojas muito bacanas, como as da Pequena Finlândia, um shopping a céu aberto com lojinhas de artesanato assim como lanchonetes e a famosa Casa do Papai Noel.
Com um carro à sua disposição, não precisa se apegar ao termo “cidade” e pode aproveitar para visitar vários locais desta região.
Holanda em Holambra, SP
O nome da cidade do interior de São Paulo é a junção das iniciais de Holanda, América do Sul e Brasil: Holambra. Fundada em 1991, a cidade acolhe refugiados holandeses desde 1940, durante a Segunda Guerra Mundial.
Holambra é famosa por cultivar flores, principalmente tulipas, hábito famoso em Amsterdã e em outras cidades da Holanda.
Além disso, a cidade ainda recebe a ExpoFlora, o maior evento da cidade e nacionalmente conhecido por suas exposições de flores, chuvas de pétalas e demonstrações da cultura holandesa.
Portugal em Olinda, PE
Diz-se que Olinda recebeu este nome porque o português Duarte Coelho, fundador da cidade, exclamou a seguinte frase quando viu a cidade: “Oh, linda situação para se construir uma vila!”
Localizada em Pernambuco, Olinda é uma das cidades mais antigas do Brasil e ficou conhecida como “Lisboa” entre o século XVI e as primeiras décadas do século XVII. Até hoje, a comunidade possui uma das maiores heranças lusitanas do Brasil, embora o tempo e a invasão holandesa de 1630 tenham apagado parte dela.
Atualmente, Olinda também é famosa pelo Carnaval e como um dos mais importantes centros culturais do Brasil, declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas e para a Educação Ciência e Cultura (UNESCO) em 1982.
Europa em Gramado, RS
E claro que Gramado, queridinha da Serra Gaúcha, não poderia faltar. A cidade não tem apenas uma arquitetura semelhante à das cidades europeias, com traços da cultura colonizadora italiana e alemã. Também tem toda uma vibe que faz você imaginar estar fora do Brasil.
As baixas temperaturas no inverno assim como a própria gastronomia ajudam a criar ideia de estar em outro país, mesmo estando em solo brasileiro.
Veja mais: 5 destinos para comer chocolate pelo mundo
Veja mais: 5 destinos no Brasil recomendados para fazer viagens em família