Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Roteiro para conhecer as vinícolas da Serra da Mantiqueira

Roteiro para conhecer as vinícolas da Serra da Mantiqueira - Vinícola Guaspari
Vinícola Guaspari

O turismo de experiência assim como o consumo de vinho vem crescendo nos últimos. Então, por que não combinar os dois? Isso é possível visitando algumas vinícolas da Serra da Mantiqueira que estão prosperando na produção de vinhos de qualidade.

Veja mais: 5 melhores áreas vinícolas da França para conhecer
Veja mais: 5 quintas vinícolas históricas portuguesas para conhecer

Confira abaixo o roteiro para conhecer as vinícolas da Serra da Mantiqueira:

Vinhos da safra de inverno – Vinícolas da Serra da Mantiqueira

O vinho tem sido apontado como protagonista da Serra da Mantiqueira e, portanto, o enoturismo ganha cada vez mais importância na região. Tudo isso graças à técnica de poda dupla (também chamada de poda reversa). Processo que inverte o ciclo natural da videira e permite que as uvas sejam colhidas no inverno (ao contrário da colheita tradicional, que no hemisfério sul é realizada no verão). Ou seja, neste processo, inclui uma poda drástica após a colheita (no inverno) e outra poda em janeiro. Com isso os frutos amadurecem no outono graças ao microclima da região com dias ensolarados, secos e noites frias. Quem já viajou para cidades da região já sentiu essa amplitude térmica no outono/inverno.

Espírito Santo do Pinhal, SP

O município de Espírito Santo do Pinhal está localizada a 190 km da cidade de São Paulo. Nesta cidade você encontra a Guaspari, uma vinícola boutique e também a mais famosa da região. Além disso, foi a primeira vinícola nacional a ter uma garrafa estampada na capa da conceituada revista Decanter com seu Vista da Serra Syrah 2017. A visita guiada à adega, no entanto, só é possível mediante reserva. Certamente uma oportunidade de conhecer o processo para produzir vinhos. Desde a gestão das vinhas, à indústria e à adega, terminando com uma prova de alguns dos seus rótulos.

Andradas, MG

De Espírito Santo do Pinhal em São Paulo a Andradas em Minas Gerais são apenas 26 km. Então, você pode ter a oportunidade de visitar outras duas vinícolas, Casa Geraldo e Stella Valentino.

Sendo assim, você pode começar o dia na Casa Geraldo, uma adega que começou a sua história em 1969, com vinhos de mesa. Conhecidos como vinhos engarrafados, feitos a partir de uvas “comuns” à medida que as comemos). Mas com o sucesso da técnica de poda dupla, a Casa Geraldo também começou a produzir vinhos finos. Vinhos finos são vinhos feitos de uvas, embora os vinhos de mesa ainda sejam muito procurados.

Logo depois você pode visitar Stella Valentino, também em Andradas, outra pioneira da técnica de corte duplo na área. Caminhe pelas vinhas e depois aproveite para provar os rótulos da adega com uvas 100% locais. O destaque deste passeio, no entanto, é sentar com o Sr José Procópio Stella, agrônomo e proprietário da Stella Valentino. Seus ancestrais, entretanto, vieram de Veneto, na Itália, e começaram a cultivar videiras para fazer vinhos para consumo próprio. Em 2002, a família Stella começou a produzir vinhos finos de inverno.

Outras vinícolas no Sudeste

Abaixo, segue alguns nomes de vinícolas no Sudeste que produzem vinhos de colheita de inverno e têm se destacado bastante na viticultura nacional.

  • Casa Verrone (Itobi – SP)
  • Davo (Ribeirão Branco – SP)
  • Raízes do Baú (São Bento do Sapucaí – SP)
  • Villa Santa Maria (São Bento do Sapucaí – SP)
  • Estrada Real (Três Corações – MG)
  • Maria Maria (Boa Esperança – MG)
  • Luiz Porto (Cordislândia – MG)

Veja mais: 5 melhores áreas vinícolas da França para conhecer
Veja mais: 5 quintas vinícolas históricas portuguesas para conhecer

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.