Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Curiosidades sobre Veneza que você precisa saber

Curiosidades sobre Veneza que você precisa saber - Gondola
Gondola

Como a maioria das cidades da Itália, o nascimento de Veneza tem uma história de mitos e contos. Os habitantes de Aquileia lançaram as bases para esta cidade única no século V dC. Entretanto, suas origens históricas e localização única fazem de Veneza uma cidade intrigante para se visitar. Então, confira as curiosidades sobre Veneza que você precisa saber.

Veja mais; Confronto de viagens românticas entre Roma e Paris
Veja mais: 5 cidades para fazer uma viagem em casal em 2022

Confira abaixo Curiosidades sobre Veneza que você precisa saber:

Sirenes em Veneza – Curiosidades sobre Veneza

As sirenes que já sinalizaram ataques aéreos durante a Segunda Guerra Mundial ainda estão fixadas no topo das torres dos sinos de Veneza. Essas mesmas sirenes, no entanto, alertam as pessoas que a “Água Alta” está prestes a atingir e ocorre quando o nível da água dos canais subitamente sobem acima do pavimento e inunda as ruas. Este fenômeno é relativamente recente na história de Veneza. Portanto, quando as sirenes soarem, você notará os venezianos prendendo rapidamente placas de ferro nas portas para evitar que as águas altas entrem em suas casas.

Ruas mais estreitas do mundo

Calletta Varisco está localizada perto do Campo San Canciano, em Veneza, é uma das ruas mais estreitas do mundo, medindo 53 cm de largura. As ruas venezianas são caracteristicamente estreitas, já que o principal meio de transporte se dá em canais. Naturalmente, as ruas foram construídas para se mover entre as casas, mas não foram originalmente concebidas para tráfego pesado, por isso os portões principais da maioria dos edifícios antigos de Veneza ainda estão voltados para os canais.

Tornar-se um gondoleiro não é fácil

A gôndola é um dos símbolos mais conhecidos de Veneza e uma atração turística muito popular. Poucas pessoas sabem que se tornar um piloto de gôndola licenciado não é fácil. Estes barcos estreitos com séculos de idade navegam facilmente pelos canais devido à sua forma alongada. É por causa dessa forma que eles devem ser comandados por remadores habilidosos. Centenas de homens ansiosos se candidatam a cada ano, enquanto apenas 3 a 4 conseguem obter a licença.

Colunas rosas do Palazzo Ducale

Enquanto admira as colunas do Palazzo Ducale, você pode facilmente identificar duas que diferem das demais. Essas colunas marcam onde as sentenças criminais eram tradicionalmente lidas e suas execuções fatídicas ocorreram. Os andaimes, no entanto, colocados diretamente na altura das colunas voltadas para a torre do relógio para que os condenados vissem a hora da morte. Então, a cor rosa é o que simboliza o sangue do condenado.

Guerras dos Socos

Nos tempos antigos, Veneza foi dividida em duas facções, incluindo os Castellani, do lado leste da cidade, e os Nicolotti, do oeste. A disputa implacável começou em 1300 e teve o apelido de “Guerre dei Pugni”, ou “Guerra dos Socos”. As lutas foram particularmente sangrentas em várias pontes famosas de Veneza. As mais famosas são a Ponte dei Carmini, a Ponte di Santa Fosca, a Ponte della Guerra e a Ponte dei Pugni. O fim do jogo das guerras era conquistar a ponte e torná-la privada, resultando em muitos ferimentos e mortes, já que a maioria dos participantes caiu da ponte. A luta tornou-se tão intensa que o Doge proibiu essas brigas para sempre em 1705.

Veja mais; Confronto de viagens românticas entre Roma e Paris
Veja mais: 5 cidades para fazer uma viagem em casal em 2022

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.